quinta-feira, 15 de março de 2012

Bradesco, B2W, Itaú, LG e Tim lideram a lista de reclamações no Procon de SP

São Paulo – O Grupo Bradesco liderou o rol das empresas que receberam
mais reclamações de clientes na Fundação Procon de São Paulo
(Procon-SP) em 2011. Em seguida, estão B2W (empresa responsável pelas
páginas de comércio eletrônico na internet Americanas.com, Submarino e
Shoptime); Itaú Unibanco; LG; e TIM. A lista traz apenas reclamações
fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram
solucionadasem negociações diretas entre cliente e empresa, que
levaram à abertura de processo administrativo.
O Bradesco fechou o ano com 1.723 reclamações fundamentadas, seguido
da B2W (1.574); Itaú (1.383); LG (1.164); Tim (937); Telefonica (835);
Oi (806); Eletropaulo Metropolitana (801); Carrefour (746);
Panamericano (716); e Santander (617). A lista completa está
disponível na página do Procon-SP na internet .
O Bradesco informou que a posição do banco na liderança do ranking
reflete a incorporação, pela primeira vez, das queixas apresentadas
contra o Banco Ibi. Segundo o Bradesco, os processos do Ibi jáforam
integrados e começam a receber o mesmo tratamento dado aos processos
do próprio Bradesco, no sentido de se alinhar"aos padrões de qualidade
e agilidade do banco".
A B2W garantiu que "trabalhou intensamente para resolver as questões
que impactaram seus clientes no ano de 2011". E informou que essas
ações resultaram na redução de 27,9% da quantidade de reclamações no
segundo semestre de 2011 na comparação com o primeiro semestre, e em
71,6% quando comparado o primeiro bimestre de 2012 com igual período
de 2011.
O Grupo Itaú-Unibanco divulgou nota informando que trabalha para
melhorar mais rapidamente o atendimento aos clientes. "Mesmo com a
redução de 19% novolume de demandas, não estamos satisfeitos com nossa
posição no ranking do Procon-SP. Continuaremos investindo esforços
para aprimorar serviços e reduzir falhas, em velocidade maior que a
expansão do setor bancário. O Itaú Unibanco é um dos maiores
conglomerados do país e líder de mercado em vários segmentos. Essa
posição naturalmente nos coloca em condição de destaque quando
observamos apenas números absolutos", esclareceu o banco, em nota. E
asegurou que assumiu compromissos públicpo com o Procon-SP para
melhorar a qualidade dos serviços.
Procuradas pela reportagem da Agência Brasil, as assessorias da LG e
da TIM ainda não fizeram comentários sobre os dados do Procon-SP.
Em 2011, a área de produtos (móveis, eletrônicos e vestuário, dentre
outros) foi aque registrou maior número de reclamações fundamentadas
(37%); seguida por assuntos financeiros (bancos, seguradoras e
financeiras) com 28%, e serviços essenciais (telecomunicações, energia
elétrica, saneamento básico, dentreoutros), com 17%.
O destaque negativo foi o aumento do número de reclamações relativas a
compras feitas pela internet , incluindo sites de compras coletivas.
Em comparação a 2010, houve aumento de 86% no número de queixas,
principalmente sobre falhas na entrega do pedido e defeitos nos
produtos comprados.
No total, entre pedidos de orientação e queixas ao Procon-SP, foram
registrados 727,2 mil atendimentos em 2011, um aumento de 15% em
relação a 2010. Deste total, 33,4 mil (4,59%) transformaram-se em
reclamações fundamentadas.
"O ranking é uma ferramenta que visa a induzir melhores práticas do
mercado de consumo. É muito importante que o consumidor exerça os seus
direitos e que utilize esses mecanismos, como essa classificação. O
maior poder que o consumidor tem é justamente o poder de escolher,
quando ele deixa de lado uma empresa, não há pior castigo para ela",
destacou o diretor executivo do Procon-SP, Arthur Lencioni Góes.
O órgão de defesa do consumidor tambémlançou hoje uma relação que será
atualizada diariamente com os nomes das 30 empresas que mais geram
queixas ao órgão. A lista, iniciada em 1º de janeiro, também está
disponível na internet .
Fonte:Agência Brasil

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