Sem água

Com reforçamento da tubalação,parte de Fortaleza e Caucaia ficaram sem água na segunda.

Rumo aos 20 mil!

Ajude o Skip Fire a alcançar os 20 mil vistantes! Viste,escreva e compartilhe o SF nas redes sociais

sábado, 10 de dezembro de 2011

Pastoral da Terra denuncia desapropriações forçadas em projeto do grupo EBX

Pastoral da Terra denuncia desapropriações forçadas em projeto do grupo EBX.
Rio de Janeiro – A Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou nota hoje (10) contra o processo de desapropriação de agricultores no município de São João da Barra, norte do estado do Rio, onde está sendo construído um complexo industrial ligado ao Superporto de Açu, do grupo EBX, do empresário Eike Batista.

A CPT denunciou que um número que pode chegar a 1,5 mil famílias - nos distritos de Água Preta, Barra do Jacaré, Sabonete, Cazumbá, Campo da Praia, Bajuru, Quixaba, Azeitona, Capela São Pedro e Açu – estão sendo pressionadas a abandonarem suas casas.

A representante da CPT na região, Carolina de Cássia, disse que a vontade de quase todos moradores é permanecer na terra, onde se encontram há gerações, mas se sentem pressionados a saírem. “A obra está avançando de forma muito truculenta, tirando os agricultores e os ameaçando. Lá tem muitos idosos que moram há anos na região e estão adoecendo [com a situação]. Nós encontramos vários deles que entraram em processo de depressão e estão acamados”.

A empresa LLX, subsidiária da área de logística do grupo EBX, informou por sua assessoria que está investindo R$ 150 milhões no processo de desapropriação, inclusive com a construção de uma localidade batizada de Vila da Terra, para onde estão sendo levadas 90 famílias de pequenos agricultores, que tinham até dez hectares.

Segundo a LLX, as casas são dotadas de infraestrutura, móveis e aparelhos eletrônicos, incluindo televisão de tela plana. A dimensão mínima dos terrenos da Vila da Terra mede dois hectares, conforme a assessoria. A proposta de remoção já teria sido aceita por 38 famílias. Os demais proprietários, com terrenos acima dos dez hectares, serão desapropriados e receberão o valor correspondente por suas terras.

A LLX informou que são apenas 400 famílias a serem desapropriadas e ressaltou que todo o processo de desapropriação é responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) e se baseia no decreto estadual 41.915/2009, que prevê a desapropriação de um total de 7,2 mil hectares.

A representante da CPT informou que as famílias classificaram as condições na Vila da Terra como “favela rural”, pela proximidade entre as casas, pois elas estão acostumadas a viverem em terras mais amplas. Carolina ressaltou que já estão sendo mobilizadas instâncias jurídicas, como o Ministério Público Federal (MPF), para dar assessoria aos moradores.

Segundo ela, também chegaram à região neste final de semana representantes da coordenação nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), para reforçar a luta contra a desapropriação. Segundo a CPT, as terras são férteis e não devem ser utilizadas para a construção de um complexo industrial.

O Porto do Açu é um dos mais ambiciosos projetos de Eike Batista, dotando a região de um porto moderno para grandes embarcações, que embarcariam minério de ferro produzido em Minas Gerais, por meio de um mineroduto com 525 quilômetros (km), além de outras cargas, totalizando 350 milhões de toneladas por ano. Na área próxima ao porto, Eike planeja instalar dezenas de empresas dos setores siderúrgico, metal-mecânico, armazenamento de petróleo, estaleiro, tecnologia da informação, além de uma usina termelétrica.

Cristina Kirchner toma posse como presidenta da Argentina para mais quatro anos de mandato

Cristina Kirchner toma posse como presidenta da Argentina para mais quatro anos de mandato.
Brasília - Cristina Kirchner tomou posse hoje como presidenta reeleita da Argentina. Em seu discurso de pouco mais de uma hora de duração, agradeceu aos argentinos que “acreditaram no projeto coletivo” que liderará nos próximos quatro anos e assegurou que continuará “trabalhando com todos e por todos sem deixar as convicções [de lado]”.

Cristina também assegurou que não é a “presidenta das corporações”, mas de “40 milhões de argentinos e que em seu governo “há o direito de greve, mas não de chantagem e extorsão”.

Em seu discurso, destacou o desenvolvimento econômico e social alcançado desde 2003 e se lembrou emocionada de seu marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, que morreu no ano passado.

Kirchner anunciou a criação de uma Secretaria de Comércio Exterior no âmbito do Ministério da Economia, que funcionará junto com a Secretaria de Comércio Interior.

A presidenta recém-empossada também pediu que o Poder Judiciário de seu país acelere o julgamento de causas de violação de direitos humanos durante a ditadura militar. “O que peço à Justiça de meu país é que o próximo presidente possa virar a página trágica de nossa história”.

Ela ainda agradeceu a todos os argentinos que acreditaram em seu projeto “coletivo, nacional, popular e profundamente democrático”.

Fonte:Agência Brasil

Confira a edição do radar das notícia:Edição Noite

Confira as notícias do Brasil,do mundo e da web agora no radar das notícias.

Últimas notícias
10/12/2011 - 18h17
Nacional
Pastoral da Terra denuncia desapropriações forçadas em projeto do grupo EBX
10/12/2011 - 18h07
Justiça
Ministério Público não acredita que ossadas achadas em Vila Formosa possam ser identificadas
10/12/2011 - 17h44
Nacional
Santarém e Marabá torcem pela criação dos novos estados na Região Norte
10/12/2011 - 17h42
Nacional
Eleitores do Pará que moram em outros estados têm voto obrigatório no plebiscito sobre divisão do estado
10/12/2011 - 17h31
Internacional
Cristina Kirchner toma posse como presidenta da Argentina para mais quatro anos de mandato
10/12/2011 - 17h05
Internacional, Política
Dilma tem primeira reunião com presidente hondurenho após crise que derrubou Zelaya
10/12/2011 - 16h49
Nacional
Plebiscito no Pará terá duas perguntas sobre criação de Carajás e do Tapajós
10/12/2011 - 16h47
Cidadania, Educação
Unesco vai lançar documento com orientações para países combaterem homofobia nas escolas
10/12/2011 - 16h09
Economia
Receita Federal não deve promover novo Refis
10/12/2011 - 15h51
Economia
Arrecadação de impostos não vai cair mesmo com redução do crescimento econômico, diz Barreto
10/12/2011 - 15h16
Cultura
Palhaços criticam políticos e pedem volta do bonde de Santa Teresa no Rio
10/12/2011 - 15h03
Internacional
Empresários brasileiros buscarão negócios na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes
10/12/2011 - 14h42
Cidadania
Conferência Nacional de Juventude discute políticas públicas para o Plano Plurianual 2012 a 2015
10/12/2011 - 14h33
Cidadania, Saúde
Festa de Natal alegra 700 crianças que têm HIV em São Paulo
10/12/2011 - 14h22
Internacional
Nobel da Paz é entregue pela primeira vez a três mulheres
10/12/2011 - 14h00
Nacional
Tropas federais vão reforçar segurança em 16 cidades do Pará durante plebiscito
10/12/2011 - 13h42
Nacional
Em Marabá, Justiça Eleitoral finaliza preparativos para plebiscito sobre divisão do Pará
10/12/2011 - 12h33
Internacional
Novo governo da Líbia diz que está disposto a perdoar quem lutou ao lado de Khadafi
10/12/2011 - 12h28
Economia
Impostos federais poderão ser pagos com cartão de crédito no ano que vem
10/12/2011 - 12h06
Internacional
No Sul do Japão, água radioativa vaza de usina nuclear

Festa de Natal alegra 700 crianças que têm HIV em São Paulo


Festa de Natal alegra 700 crianças que têm HIV em São São SP – Cerca de 700 crianças que têm o vírus HIV participam durante a tarde de hoje (10) de uma festa de Natal no Hospital Emílio Ribas, na capital paulista. A inciativa, que ocorre há mais de 20 anos, conta com a participação de 130 voluntários. Alguns ajudam a preparar os doces e salgados, outros atuam na animação vestidos de personagens infantis. Há ainda os que não puderam comparecer à festa, mas doaram mantimentos e presentes.

Segundo o organizador da celebração, padre João Mildner, o evento ajuda as crianças se sentirem queridas pela sociedade. “Acolher essa crianças em uma festa significa que nós as amamos, queremos que elas sejam também amadas e acolhidas pela sociedade”, ressaltou Mildner, ao lembrar que muitas meninos e meninas, com idades entre 7 e 14 anos, foram abandonados ou perderam os pais.
As crianças também podem convidar amigos e parentes para participar das brincadeiras, que incluem pintura de rosto e dança. Tudo cuidadosamente preparado com meses de antecedência. “Terminando a festa do Dia da Criança, a gente já faz reunião planejando a do Natal. Terminando a do Natal, começa a planejar a da Páscoa”, contou o padre sobre a rotina das celebrações no hospital.
As crianças que participam da festa serão presenteadas com brinquedos, roupas, kits escolares e uma cesta natalina entregue pelo Papai Noel.
Fonte:ABr

Nobel da Paz é entregue pela primeira vez a três mulheres


Nobel da Paz é entregue pela primeira vez a três mulheres


Brasília - O Prêmio Nobel da Paz foi entregue hoje (10) em Oslo à presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, à também liberiana Leymah Gbowee e à ienemita Tawakkol Karman, distinguindo o papel das mulheres na
resolução dos conflitos. É a primeira vez na história que o Prêmio Nobel da Paz é atribuído a três mulheres.
"Vocês representam uma das forças motrizes mais importantes das mudanças no mundo de hoje: a luta pelos direitos humanos em geral e a luta das mulheres pela igualdade e pela paz, em particular", disse o presidente do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland, antes de entregar o prêmio. "Vocês dão sentido ao provérbio chinês, que diz que as mulheres sustentam metade do céu", acrescentou.
Vestidas com trajes tradicionais - as liberianas com vestidos africanos coloridos, enquanto Tawakkol Karman usou um hijab colorido - as vencedoras receberam o Nobel sob os aplausos do presentes, que incluiu a família real da Noruega.
llen Johnson Sirleaf, de 73 anos, foi a primeira mulher eleita democraticamente chefe de Estado de um país africano, a Libéria, que sofreu 14 anos de guerras civis que fizeram 250 mil mortos. “O fato de que duas mulheres liberianas estejam aqui hoje para partilhar o pódio com uma irmã vinda do Iémen mostra o caráter universal do nosso combate”, sublinhou Sirleaf no seu discurso.
Dirigindo-se às mulheres do mundo inteiro, Sirleaf desafiou-as a fazerem-se ouvir: “Falai! Levantai a voz! Que a vossa voz seja a da liberdade!”, exortou.
Leymah Gbowee, de 39 anos, é uma assistente social liberiana que organizou o movimento pacífico de mulheres que, com a ajuda de uma original greve de sexo, contribuíram para por fim à segunda guerra civil na Libéria, em 2003.
A jornalista iemenita Tawakkol Karman, de 32 anos, é a primeira mulher árabe a receber o prêmio Nobel da Paz. Foi distinguida por ter sido uma das figuras de proa da Primavera Árabe no seu país, um movimento
que levou ao período de transição para que o presidente Ali Abdullah Saleh abandone em fevereiro próximo o poder que ocupa há 33 anos.
Tawakkol Karman lamentou a relativa indiferença do resto do mundo em relação à revolução iemenita. "O mundo democrático, que nos falou muito dos valores da democracia e da boa governança, não deve ficar indiferente ao que está acontecendo no Iêmen e na Síria".
O Prêmio Nobel é constituído por uma medalha de ouro, um diploma e um cheque de 10 milhões de coroas suecas (cerca de um milhão de euros) repartidas em três partes iguais pelas vencedoras.
Hoje, em Estocolmo, será vez da entrega de outras categorias do Prêmio Nobel. Serão contemplados os vencedores da Literatura, Química, Física, Medicina e Economia.
Fonte:Várias Agências

Tropas federais vão reforçar segurança em 16 cidades do Pará durante plebiscito

Tropas federais vão reforçar segurança em 16 cidades do Pará durante plebiscito.


Brasília - Militares do Exército estarão em 16 municípios durante o plebiscito sobre a separação do Pará em três estados. Entre as cidades que contarão com a ajuda de 1,2 mil homens da força federal, ao todo, estão Santarém e Marabá, que poderão se tornar capitais dos estados do Tapajós e de Carajás, respectivamente.
Além dos homens do Exército, o plebiscito amanhã (11) vai contar com a participação de 6,7 mil policiais, entre militares e civis, para fazer a fiscalização de rotina, apurar possíveis denúncias e dar suporte à Justiça Eleitoral. Em todo estado, haverá 14,2 mil seções eleitorais.
As autoridades lembram que a partir da meia-noite de hoje (10) está proibida a venda de bebida alcoólica em bares e demais locais públicos do estado. A Lei Seca estará em vigor até as 18h de amanhã.
Caso a maioria do eleitorado vote pela divisão, o Pará, hoje com área de 1.247.689 quilômetros quadrados, ficará com 17% desse território. Carajás, ao sul do estado, terá 35%, e o Tapajós, localizado a oeste, 58%.
A votação amanhã ocorre das 8h às 17h. Os eleitores responderão a duas perguntas: a primeira, se eles são a favor ou contrários à criação do estado do Tapajós. Em seguida, devem opinar se concordam ou não com a criação do estado de Carajás. A ordem das perguntas foi definida em sorteio pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O voto é obrigatório para quem tem título de eleitor do Pará, e os que estiverem fora do domicílio eleitoral têm o prazo de 60 dias para justificar a ausência.
Confira como ficarão os três estados se for aprovada a divisão do Pará:

Em Marabá, Justiça Eleitoral finaliza preparativos para plebiscito sobre divisão do Pará


Em Marabá, Justiça Eleitoral finaliza preparativos para plebiscito sobre divisão do Pará


Marabá - Na manhã de hoje (10) as últimas urnas saíram do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Marabá para as zonas eleitorais onde a população da cidade votará, neste domingo (11), a favor ou contra a divisão do estado do Pará em mais duas unidades federativas: Tapajós e Carajás. Com mais de 234 mil habitantes, o município tem a maior população do sudeste do estado e é o mais cotado para ser a capital de Carajás, caso ocorra a divisão.
No plebiscito, que ocorrerá das 8h às 17h do horário local (das 9h às 18h, no horário de Brasília), os 138.716 eleitores de Marabá votarão em uma das 369 urnas. Dessas, 37 serão usadas pela população que vive na zona rural, sendo que sete terão seus dados transmitidos via satélite, por causa da dificuldade para chegar ao TRE a tempo.
Segundo Glênio Sales, chefe da 100ª Zona Eleitoral em Marabá, a maior distância do centro da cidade que uma urna percorrerá é 250 quilômetros, mas devido às condições precárias da estrada, a duração da viagem em camionete é cerca de seis horas. Para esses locais, as urnas com pontos de transmissão via satélite partiram ontem (9). Nas eleições presidenciais e estaduais do ano passado, Sales disse que os votos levaram cerca de duas horas e meia para serem apurados.
Para reforçar a segurança durante o plebiscito, na quarta cidade com maior índice de homicídios do país, foram enviadas tropas federais, que, além de Marabá, atuarão em 15 municípios do estado.
Na cidade, no entanto, não há confronto entre grupos pró e contra a divisão. Com uma população ressentida da ausência do estado na região, não se vê nas ruas campanha contra a criação de Carajás e do Tapajós. Hoje às 9h, como último ato da campanha, uma carreata com aproximadamente 80 carros, além de 50 motos, saiu pelas ruas marabaenses.

Confira como ficarão os três estados se for aprovada a divisão do Pará:

Fonte:Agência Brasil e TSE,DOU e Frentes e Carajás e Tapajos

Novo governo da Líbia diz que está disposto a perdoar quem lutou ao lado de Khadafi


Novo governo da Líbia diz que está disposto a perdoar quem lutou ao lado de Khadafi


Brasília - O primeiro-ministro do Conselho Nacional de Transição (CNT), Moustapha Abdeljalil, disse hoje (10) que as novas autoridades líbias estão dispostas a perdoar os membros das forças de Muammar Khadafi que lutaram contra os rebeldes.
"Somos capazes de perdão e de tolerância, somos capazes de absolver os nossos irmãos que combateram os revolucionários e também somos capazes de absolver todos aqueles que cometeram um ato ou [disseram] uma palavra contra a revolução", destacou. "A tolerância e a reconciliação são um princípio muçulmano", acrescentou.
Ele falou sobre o assunto em uma conferência em Trípoli sobre a justiça e a reconciliação, a primeira do gênero desde que o CNT declarou em 23 de outubro a libertação total da Líbia.
Delegados dos principais grupos étnicos e tribos do país, bem como representantes do Catar e da Tunísia, participaram na conferência. A revolta contra o regime de Muammar Khadafi, que foi morto em outubro, começou em meados de fevereiro e rapidamente se transformou em uma guerra entre as forças do ex-líder e os revolucionários, apoiados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) desde março.
Os novos líderes da Líbia terão de enfrentar a difícil tarefa de dissolver as milícias armadas de ex-revolucionários que fazem a lei nas ruas do país desde a queda do regime de Khadafi, em agosto.
Fonte:Agência Brasil e Lusa

Impostos federais poderão ser pagos com cartão de crédito no ano que vem

Impostos federais poderão ser pagos com cartão de crédito no ano que vem


Brasília - Os contribuintes poderão pagar todos os impostos federais com cartão de crédito ou de débito a partir do ano que vem. O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) passará a ser impresso com códigos de barra para facilitar a operação, informou à Agência Brasil o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto.
A medida permitirá o pagamento de impostos em qualquer equipamento como os caixas eletrônicos que tenham o leitor de código de barras, instalados em shoppings, postos de gasolina, supermercados, por exemplo. A operação estará disponível também para o contribuinte pagar as cotas do imposto de renda devido.
“Isso é uma grande novidade um avanço que nós vamos colocar em 2012 permitindo, inclusive, que o viajante que chegue do exterior ou o estrangeiro que venha visitar o país, entre outros, possa fazer o pagamento de tributos, utilizando o cartão de débito e crédito”, disse Carlos Roberto Occaso, subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal.
Atualmente o contribuinte pessoa física depois de fazer a declaração do imposto de renda e verificar se tem imposto a pagar necessita imprimir o Darf para pagar a dívida em uma única ou mais parcelas, mas sem o código de barras. Outra opção é autorizar o débito em conta-corrente ao preencher a declaração.
Em 2011, um total de 24.370.072 de contribuintes enviou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física ao Fisco. O número superou a estimativa da Receita Federal, que esperava receber 24 milhões de formulários.
 Fonte:Agência Brasil

No Sul do Japão, água radioativa vaza de usina nuclear

No Sul do Japão, água radioativa vaza de usina nuclear


Brasília – Cerca de 2 toneladas de água radioativa vazaram da Usina Nuclear Genkai, no Sul do Japão. As informações foram confirmadas pelas autoridades do país. A agência japonesa de segurança nuclear informou ainda que a água radioativa vazou de uma bomba, mas foi contida dentro da usina.
Não há informações de que a água tenha atingindo áreas externas ao redor da usina. As preocupações sobre a segurança no setor de energia nuclear aumentaram no Japão desde os acidentes radioativos na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país.
Depois um terremoto e um tsunami, em 11 de março deste ano, os reatores da usina de Fukushima foram danificados e houve explosões e vazamentos nucleares no local. As autoridades japonesas reduziram em 85% as atividades da usina e esvaziaram nove cidades ao redor da central.
Também foram suspensas a produção e a comercialização de legumes, frutas, verduras, carne, leite e derivados da região. As autoridades do Japão determinaram ainda a revisão dos planos de desenvolvimento e uso de energia nuclear no país.
Fonte:Agência Brasil e CNN brasil

Pelo menos 13 civis foram mortos hoje na Síria por disparos de forças governamentais


Pelo menos 13 civis foram mortos hoje na Síria por disparos de forças governamentais


Brasília - Pelo menos 13 civis morreram hoje (10) na Síria na por disparos das forças de segurança em postos de controle do governo, operações de repressão e durante um funeral, divulgou o Observatório dos Direitos Humanos sírio.
A organização anunciou, em comunicado, a morte de quatro pessoas na localidade de Maaret al Neeman, em Idleb no Norte do país, quatro na província central da Homs, três em Hersata, nos arredores de Damasco, e dois em Deraa no Sul do país.
O regime sírio tem sido alvo de críticas de várias entidades devido à crescente onda de violência no país.
Ontem, os Estados Unidos manifestaram-se "extremamente preocupados" com as informações da oposição síria que dão conta de que o governo sírio prepara um "ataque em grande escala" à cidade de Homs, onde
morreram pelo menos 18 pessoas.
O Conselho Nacional Sírio alertou que tropas e veículos do presidente Bashar Al Assad rodearam Homs e avisaram uma iminente "invasão" da cidade, que poderá acabar em "massacre".
Homs, um dos principais bastiões da oposição síria, foi alvo de crimes contra a humanidade desde que começou em meados de março a revolta popular contra o presidente Al Assad, segundo a organização internacional Human Rights Watch.
A porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Victoria Nuland, realçou a necessidade de o regime sírio cumprir a petição da Liga Árabe de autorizar o acesso de observadores internacionais e de jornalistas.
Ao todo, pelo menos 32 pessoas morreram ontem na Síria, incluindo sete crianças e quatro soldados desertores, durante a repressão por parte das forças de segurança das manifestações contra o regime de Bashar
Al Assad, de acordo com a oposição.
 
Fonte:Agência Brasil e Lusa

Confira o radar das notícias edição da manhã

Veja as notícias do mundo,do Brasil, da web agora no radar das notícias


Últimas notícias
10/12/2011 - 13h42 Nacional
Em Marabá, Justiça Eleitoral finaliza preparativos para plebiscito sobre divisão do Pará
10/12/2011 - 12h33 Internacional
Novo governo da Líbia diz que está disposto a perdoar quem lutou ao lado de Khadafi
10/12/2011 - 12h28 Economia
Impostos federais poderão ser pagos com cartão de crédito no ano que vem
10/12/2011 - 12h06 Internacional
No Sul do Japão, água radioativa vaza de usina nuclear
10/12/2011 - 12h03 Internacional
Pelo menos 13 civis foram mortos hoje na Síria por disparos de forças governamentais
10/12/2011 - 11h35 Internacional, Meio Ambiente
Sem acordos sobre questões climáticas, negociadores prorrogam conclusão em Durban
10/12/2011 - 11h29 Internacional
Oposição organiza protesto gigantesco em Moscou contra Putin
10/12/2011 - 11h13 Economia
Contribuintes com uma fonte de renda não precisarão declarar imposto de renda em 2014
10/12/2011 - 10h52 Nacional
Cidades-sede da Copa terão protestos neste fim de semana contra violação de direitos
10/12/2011 - 10h49 Internacional
Chávez cancela visita a Lula e ida à posse de Cristina Kirchner
10/12/2011 - 10h39 Internacional
Cristina Kirchner assume hoje segundo mandato na Presidência da Argentina
10/12/2011 - 10h27 Economia
Brasil e Argentina vão modificar acordo do setor automotivo para exigir maior conteúdo nacional