Sem água

Com reforçamento da tubalação,parte de Fortaleza e Caucaia ficaram sem água na segunda.

Rumo aos 20 mil!

Ajude o Skip Fire a alcançar os 20 mil vistantes! Viste,escreva e compartilhe o SF nas redes sociais

sábado, 7 de janeiro de 2012

Manifestação em frente a restaurante de SP pede fim do racismo no país

São Paulo - Enquanto algumas pessoas almoçavam no Restaurante Nono Paolo, na zona sul de São Paulo, do lado de fora, um pequeno número de pessoas fazia um panelaço contra atitudes racistas. A manifestação, pacífica, foi organizada pela internet e motivada pela história do casal espanhol que teve o filho adotivo, de 6 anos, retirado do estabelecimento.
Enquanto os pais se serviam no restaurante, o filho etíope ficou esperando em uma das mesas. Um dos funcionários da pizzaria abordou a criança e a retirou do local. O casal espanhol encontrou o filho na calçada e registrou um boletim de ocorrência por discriminação racial na Delegacia do bairro de Vila Mariana.
A estudante Carina Paola Cardenas, uma das idealizadoras do protesto, disse que o objetivo é chamar a atenção para o preconceito racial. “Pretendemos mostrar às pessoas que o racismo existe. Não se consegue mudá-lo somente por leis. O que muda isso é a conscientização. Por isso, estamos estimulando o boicote aos estabelecimentos que tenham esse tipo de política de maltratar pessoas seja por causa da raça ou por questão social.”
Wilson Honório da Silva, do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe, disse que o protesto, apesar de ter contado hoje com um grupo muito pequeno de pessoas, não pode ser esgotado. “O movimento tem o propósito de mandar um recado para a sociedade. Estamos cansados de viver em um país onde ser negro é parecer marginal.”
Para ele, a ideia é organizar manifestações ao longo do ano para alertar a população sobre o racismo. “Estamos propondo transformar o dia 21 de março, que é o Dia Internacional de Combate ao Racismo, num grande ato em protesto a todos esses casos que têm se repetido em São Paulo”, disse.
À Agência Brasil, os sócios do restaurante disseram que não iriam se manifestar sobre o caso até a conclusão do inquérito policial.
Na última quarta-feira (4), a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo instaurou um processo para apurar o caso. Se for comprovada a discriminação racial contra a criança, o estabelecimento poderá ser multado.

Fonte:ABR

Radar das notícias: edição noturna

Confira as últimas notícias do mundo e do Brasil agora no radar das notícias

Últimas notícias

Brigadistas brasileiros que atuarão no Chile se organizam para enfrentar ventos fortes e temperaturas elevadas

Os 50 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que seguiram hoje (7) para o Chile montaram um organograma para cooperar com as ações de combate ao incêndio que atinge o país andino. A ideia é atuar nas áreas nativas das florestas de Concepción, na região central chilena, por cerca de 20 dias. Mas esse período pode ser ampliado.
O chefe do Centro Especializado do Sistema Nacional de Prevenção e Combate de Incêndios Florestais do Ibama, José Carlos Mendes, disse à Agência Brasil que os 49 homens e a única mulher do grupo são experientes e já enfrentaram incêndios de grandes dimensões. Mas, segundo ele, a preocupação é que os focos de incêndio se agravem pelas más condições de clima nas regiões afetadas.
“Tudo fica mais difícil porque as temperaturas são elevadas, há baixa umidade e ainda existem ventos fortes que ajudam a propagar o fogo. A situação preocupa bastante”, disse Mendes. “No caso da região de Concepción há áreas nativas e plantadas afetadas. Devemos ajudar na área nativa que é a que estamos acostumados.”
O apoio do Brasil ao Chile conta ainda com a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da aeronave que transportará os 50 brigadistas, a Defesa Civil que arcará com os custos de diárias para os profissionais e o Ministério das Relações Exteriores que coordena as ações. O governo brasileiro se dispôs ainda a enviar homens do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e da Força Nacional, caso as autoridades chilenas solicitem. O país andino pediu auxílio também à Argentina, Austrália e aos Estados Unidos
Única mulher do grupo, Fabíola Siqueira de Lacerda, será a responsável pela área de planejamento das operações dos brigadistas. No dia a dia, Fabíola coordena os cursos de capacitação de brigadistas do Ibama, o que segundo ela, faz com que esteja acostuma a ser “única entre muitos homens”. “Para mim, é absolutamente normal e não influencia em nada”, disse.
Ao ser perguntada se a preocupa o fato de sete bombeiros chilenos terem morrido esta semana ao tentar apagar fogos de incêndio, a brigadista disse que não teme o trabalho que vai desempenhar. “Não há por que ter medo, pois somos treinados para enfrentar esse tipo de situação. O importante é seguir o planejamento e manter sempre uma rota de fuga”, disse.
No Chile, os focos de incêndio se espalharam nos últimos dias. Apenas ontem (6), um incêndio na Região Sul do país causou sete mortes – todas as vítimas eram bombeiros. Em dez dias, mais de 50 incêndios queimaram 50 mil hectares de florestas. As áreas mais afetadas são Bío-Bío, Maule e Araucanie, localizadas a 500 e 700 quilômetros de Santiago, a capital chilena. As labaredas alcançaram também a região da Patagônia argentina.

Fonte:ABR

Sisu registra mais de 1,2 milhão de inscrições

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) registrou, até as 18 horas de hoje (7), 1.273.887 inscrições referentes a 658.877 de candidatos que querem garantir vaga em instituições públicas de ensino. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo portal http://www.mec.gov.br/. O período de inscrições acaba no próximo dia 12, às 23h59, e os estudante podem se candidatar para até dois cursos. Mas aquele que for aprovado na primeira opção é automaticamente retirado do sistema.
Pelo último balanço do MEC, o Rio de Janeiro lidera em número de inscrições, registrando 196.169. Depois vem Minas Gerais com 145.168 inscrições e São Paulo com 119.373. O Ceará aparece em quarto lugar (108.960) e o Rio Grande do Sul, em quinto, com 81.449.
O Sisu dá oportunidade aos estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 se candidatarem a 108.552 vagas de 3.327 cursos, oferecidas por 95 instituições públicas de ensino superior.
O resultado da primeira chamada será divulgado no próximo dia 15. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino entre os dias 19 e 20 de janeiro para fazer a matrícula. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.
De acordo com o Ministério da Educação, a segunda chamada está prevista para o dia 26, sendo que o candidato poderá fazer as matrículas entre os dias 30 e 31. Caso ainda existam vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.

Fonte:ABR

Hélio Costa deixa UTI e vai para o quarto em hospital de Belo Horizonte

O ex-ministro das Comunicações Hélio Costa, de 72 anos, vítima de angina há três dias em Belo Horizonte, deixou hoje (7) a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Biocor e foi transferido para um quarto comum. Não há previsão de alta médica. As informações são do próprio ex-senador, que envia mensagens sobre seu estado de saúde na rede social Twitter.
“Acho que nunca tive tanto carinho e de tantos amigos”, disse o ex-ministro, em mensagem no Twitter, postada no começo da tarde. “Meus agradecimentos a todos os amigos que ligaram. O susto passou”, acrescentou.
No último dia 4, por volta das 23h, Hélio Costa sentiu fortes dores no peito e foi levado para o Hospital Biocor. Desde o dia 5, o ex-ministro dá sinais de recuperação ao enviar mensagens pela internet.
Nas mensagens, ele contou que foi diagnosticado um quadro de angina e que passou com sucesso por um cateterismo. O procedimento é usado pelos médicos para ter acesso ao interior do coração do paciente, por meio de um vaso sanguíneo do braço, pescoço ou da coxa e, em geral, é feito para diagnóstico ou para pequenas cirurgias. Isso ainda não foi informado no caso de Costa.
Hélio Costa foi deputado federal por dois mandatos e senador até o fim do ano passado – cargo para o qual foi eleito com mais de 3 milhões de votos em Minas Gerais. Jornalista, ele também ocupou o cargo de ministro das Comunicações do governo Luiz Inácio Lula da Silva, no período de 2005 a 2010.
Costa deixou a pasta no início do ano passado para se dedicar à campanha ao governo de Minas, em apoio à candidatura da presidenta Dilma Rousseff. Anteriormente, ele havia tentado a disputa pelo governo mineiro, mas não foi eleito.

Fonte:ABR

Obrigado a você!

Graças a você chegamos ao 7.000 visitas e post 500, muito obrigado!

Governo do Rio calcula perdas de 1,5 mil toneladas de grãos com as chuvas

Rio de Janeiro - A Secretaria de Agricultura e Pecuária do estado do Rio de Janeiro revisou hoje (6) dados sobre perdas da produção por causa das chuvas nas regiões norte e noroeste fluminense. Os maiores prejuízos são nas lavouras de milho, mandioca e na produção de leite. Segundo a secretaria, as perdas não põem em o risco o abastecimento no estado.
"Nosso levantamento aponta uma perda de 1,5 mil toneladas de produtos agrícolas entre abóbora, milho verde e mandioca, além de uma perda diária da ordem de 80 mil litros de leite", disse o secretário Christino Áureo.
Após sobrevoar quatro municípios afetados pelas enchentes durante o dia, Christino anunciou que permanecerá na região até a próxima segunda-feira (9). Ele quer acompanhar o desdobramento das chuvas previstas para o final de semana. "Temos informações de chuvas na região da Zona da Mata, em Minas [Gerais] com reflexos aqui, nos rios Muriaé, Pombas e Cataguazes".
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de chuva para todo o final de semana no estado do Rio. Na capital fluminense, estão previstas chuvas de moderadas a forte durante a noite de hoje, segundo o Centro de Operações. A cidade está em estágio de atenção, o segundo nível de uma escala de quatro classificações que avaliam a intensidade das chuvas.
A base de emergência instalada hoje em Campos dos Goytacazes e os núcleos de apoio criados em regiões rurais para prestar auxílio em regiões atingidas também vão ficar de plantão. Existe a possibilidade, segundo secretário, que equipamentos sejam deslocados para prestar socorro a comunidades em situação de risco ou com possibilidade de ficar isoladas.

Fonte:ABR

Ministro da Integração marca reunião com assessores para avaliar impactos da chuva

Brasília - O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, marcou para amanhã (8) uma reunião com toda a equipe técnica e assessores para fazer um balanço dos estragos causados pela chuva no Sudeste do país. O ministro também se prepara para uma conversa com a presidenta Dilma Rousseff na segunda-feira (9).
As reuniões ocorrem no momento em que a oposição acusa Bezerra Coelho de favorecer o PSB, seu partido, e o estado de Pernambuco, onde construiu a carreira política. Para a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, não houve irregularidades na destinação de créditos extraordinários para investimentos na construção de barragens em Pernambuco.
Em 2010, Pernambuco e Alagoas foram atingidos por enchentes que deixaram 46 mortos e mais de 98 mil pessoas desalojadas. Segundo Miriam Belchior, após as ações de socorro imediato às famílias atingidas, o governo pediu um estudo sobre a importância das obras para evitar que a tragédia se repetisse.
O PPS, partido de oposição, solicitou ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que convoque a Comissão Representativa do Congresso (formada por 25 senadores e deputados que ficam de plantão até o final do recesso legislativo no dia 1ª de fevereiro) para pedir explicações ao ministro da Integração. Sarney chega a Brasília na segunda-feira, quando deverá decidir o assunto.
O governo do estado apontou a necessidade da construção de barragens, mas não apresentou os projetos a tempo de incluir os investimentos no Orçamento de 2011. Há ainda uma previsão de que amanhã a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, reúna-se com Dilma Rousseff.

Fonte:ABR

Chuva: comunidade de Três Vendas deve levar 3 meses para recuperar prejuízos

Rio de Janeiro - A comunidade de Três Vendas, em Campos dos Goytacazes, norte do Rio de Janeiro, levará pelo menos três meses para se recuperar dos prejuízos com a enchente dos últimos dias, segundo estimativa da Defesa Civil municipal. O local foi atingido pela água do Rio Muriaé, após o rompimento de um dique na quinta-feira (5) e cerca de 500 famílias tiveram que deixar suas casas.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira, a cidade permanece em alerta máximo, mas a chuva deu uma trégua e a situação é “mais tranquila” hoje (7). Há em Campos 1.088 pessoas desabrigadas e 3,6 mil desalojadas.
“A situação em Campos tende a se normalizar. A maior parte das ruas da cidade já não está alagada. O que ainda nos preocupa neste momento é a comunidade de Três Vendas, onde muitas famílias se recusam a deixar suas casas e ocupam as lajes. O rio já desceu 20 centímetros e, se não houver nada de anormal até domingo, Três Vendas vai estar praticamente sem água”, afirmou.
Segundo Oliveira, a luz, que havia sido cortada na comunidade para forçar as pessoas a saírem de casa, foi religada ontem (6) para evitar que o uso de velas próximo a lonas aumentasse o risco de incêndios.
“Essas pessoas estão correndo muitos riscos. Há mulheres grávidas, pessoas doentes e crianças. Além disso, não há como garantir que ficando nas lajes elas estejam em segurança porque a estrutura dos imóveis pode estar comprometida e provocar desabamentos”, alertou.
Ele acrescentou que equipes da Secretaria de Assistência Social do município continuam percorrendo a comunidade com o auxílio de barcos para tentar convencer os moradores a se dirigir aos abrigos montados pela prefeitura.
O secretário disse que muitas pessoas já fazem pressão para voltar para casa em outros locais da cidade, mas a orientação da Defesa Civil continua sendo a de que permaneçam nos abrigos em função da previsão de chuvas para este fim de semana.

Fonte:ABR

Sisu já recebeu quase 8 mil inscrições

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu até o meio-dia de hoje (7) 7.798 inscrições de estudantes de todo o país. Eles vão concorrer às 108.552 vagas de 3.327 cursos, oferecidas por 95 instituições públicas de ensino superior. As inscrições, abertas à meia-noite de ontem (6), vão até a meia-noite da próxima quinta-feira (12).
O primeiro balanço divulgado pelo Ministério da Educação informa que não foi registrado qualquer problema de funcionamento do sistema, ao contrário de dificuldades operacionais verificadas em anos anteriores.
Ao acessar o sistema, o estudante deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino entre os dias 19 e 20 para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.
A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com matrículas entre os dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.

Fonte:ABR

Confira agora as notícias das últimas 24 horas no boletim

Últimas notícias

Ahmadinejad começa amanhã visita a países da América Latina

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, começa amanhã (8) uma visita de cinco dias a países da América Latina. Ele inicia a viagem pela Venezuela, depois segue para a Nicarágua, Cuba e o Equador. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou a visita de Ahmadinejad e lembrou que há cerca de três anos, venezuelanos e iranianos firmaram 12 acordos de cooperação nas áreas de agricultura, indústria, comércio e energia.
Na Nicarágua, Ahmadinejad participa da cerimônia de posse do presidente reeleito, Daniel Ortega. O nicaraguense é chamado de general por Chávez e por vários líderes políticos latino-americanos por ter participado dos movimentos de guerrilha no país.
Em Cuba e Equador, Ahmadinejad se reúne com os presidentes Raúl Castro (Cuba) e Rafael Correa (Equador), além do ex-presidente Fidel Castro. Nos últimos anos, o governo Ahmadinejad intensificou as relações com vários países da América Latina principalmente com a Venezuela e o Brasil – durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente equatoriano informou hoje, por meio de sua assessoria, que a disposição do governo é incrementar as relações com todos os países, o que inclui o Irã. Ahmadinejad estará em Quito, no Equador, no próximo dia 12.
A ideia inicial era que Ahmadinejad visitasse a Venezuela, em setembro, mas a viagem foi adiada. Na ocasião, a imprensa oficial da Venezuela informou que o adiamento foi provocado porque o iraniano aguardava a recuperação de Chávez.
Os Estados Unidos consideraram a visita à América Latina do presidente iraniano uma busca de apoio a um regime denominado por eles "isolado". Segundo os norte-americanos, a visita põe em risco os aportes financeiros internacionais destinados à região.
"Estamos contactando os países da região [América Latina] para explicar o que implica na nossa legislação quem negocia com o Banco Central do Irã ", disse o porta-voz para a América Latina do Departamento de Estado americano, William Ostick. "À medida que o regime [de Ahmadinejad] sente uma pressão crescente desespera-se para conseguir amigos”, completou.

Fonte:ABR e Varías Agências

Polícia prende 23 pessoas na Cracolândia desde terça-feira

São Paulo - A Polícia Militar prendeu 23 pessoas na Cracolândia desde a terça-feira (3) – dia em começou a operação policial no centro da capital paulista. Ao todo, sete pessoas foram detidas em flagrante. O restante, segundo a Polícia Militar, era formado por foragidos da Justiça. Além disso, cerca de 250 pedras de crack foram apreendidas na região. O balanço da Polícia Militar contabiliza as prisões ocorridas até as 17h de ontem (6).
Segundo a Polícia Militar, a ação que ocorre na região tem a finalidade “de restaurar uma área socialmente degradada, além de quebrar a estrutura do tráfico de drogas na região”.
A operação é feita por um efetivo de 100 homens, com apoio do Policiamento de Choque e da Guarda Civil Metropolitana, que participa da ação com 30 guardas. Ontem (6), a Guarda Civil Metropolitana informou ter abordado pessoas em situação de risco, encaminhando-as para prontos-socorros, além de ter orientado pessoas em situação de vulnerabilidade.
Em entrevista à TV Brasil, o coronel Pedro Borges de Oliveira Filho, comandante de policiamento da área central de São Paulo, disse que a operação na Cracolândia tem ocorrido conforme o planejado. “O primeiro objetivo é quebrar a estrutura logística do tráfico. E isso já aconteceu. Não existe mais aquele grupo concentrado de 400 a 500 pessoas e a facilidade de o traficante agir naquele grupo. Isso está quebrado. E estamos realizando prisões diariamente”, disse.
Segundo o coronel, a migração dos usuários e traficantes de droga da Cracolândia para outras regiões da capital já era esperada. “A gente sabia que ia haver migrações nessa operação. Mas cada vez que o crime migra, ele se enfraquece e nós estamos atuando nesses locais. Vocês podem ver viaturas em toda a região central. Ninguém está com tranquilidade ali para cometer crimes. Diminuiu muito e isso tende a se reduzir cada vez mais com nossa ação”, disse Oliveira Filho.
De acordo com o coronel, não há possibilidade de esses usuários e traficantes formarem uma nova Cracolândia numa outra região da cidade. “Esses pequenos grupos não estão instalados [nessas outras regiões] e não vão se instalar. Já estamos patrulhando esses locais e não vai haver instalação de grupos”, ressaltou.
A ação policial, no entanto, tem gerado polêmica. Em comunicado enviado ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Camilo, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arles Gonçalves Junior, elogiou a atuação da Polícia Militar na região. “São ações como essas que efetivamente combatem o crime, pois o efeito pedagógico freia o ímpeto dos marginais e gera uma retração imediata nos índices de criminalidade”, disse Gonçalves Junior no comunicado, disponível no site da Secretaria de Segurança Pública.
Mas há também quem conteste a operação. Em entrevista à TV Brasil, o jurista Walter Maierovitch classificou a ação de “populista e espetacular”. “É uma questão de saúde pública. Em vez de os governos municipal e estadual apresentarem políticas sociossanitárias fazem exatamente uma abordagem contrária, uma espécie de tortura para gerar dor e sofrimento”, disse ele.
Para ele, a ação policial não resolve o problema. Só faz migrá-lo para outras regiões. “O que se colheu com isso? Uma migração. Essas pessoas, evidentemente, quando acuadas, fogem para outros locais para depois voltar ou se estabelecer em outras regiões”, disse Maierovitch.

Fonte:ABR

Com diagnóstico de tumor benigno, Cristina Kirchner recebe alta médica

Três dias depois de ser operada para a retirada de um tumor na glândula tireoide, a  presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, de 58 anos, recebeu alta médica hoje (7) do Hospital Austral, a 50 quilômetros de Buenos Aires. O porta-voz da Presidência da República da Argentina, Alfredo Scoccimarro, em comunicado oficial, descartou que o tumor era maligno, portanto que Cristina Kirchner sofra de câncer.
"A Unidade Médica Presidencial tem a satisfação de comunicar que a equipe do Hospital Austral, em nome dos médicos Pedro Sacco, chefe de Cirugia, Daniel Grassi, chefe do Departamento de Medicina Interna, e Eduardo Schnitzler, diretor médico, informou que o estudo histopatológico definitivo constatou a presença de nódulos em ambos os lóbulos da glândula tireoide e descartou a presença de células cancerígenas, modificando o diagnóstico inicial", disse o porta-voz.
Anteriormente, porém, o próprio porta-voz havia anunciado que a presidenta estava com câncer na tireoide. Como o novo diagnóstico foi dado hoje, Cristina Kirchner não terá de ser submetida a um tratamento de radioterapia.
De acordo com o porta-voz, a presidenta e a família dela agradeceram o apoio e as demonstrações de afeto durante a internação. Nos três dias em que ficou hospitalizada, Cristina recebeu o apoio de simpatizantes e correligionários que fizeram vigília em frente ao Hospital Austral. Os simpatizantes mantiveram cartazes em apoio à presidenta e fizeram orações.
Cristina Kirchner deixou o hospital no helicóptero presidencial rumo à residência oficial. A ideia é que os médicos continuem o acompanhamento da saúde dela. Inicialmente, a previsão é que a presidenta retorne às atividades apenas no dia 24. Interinamente, está na Presidência da República o vice-presidente Amado Boudou.

Fonte:ABR e Telam

Blecaute deixou Manaus cerca de duas horas sem energia

A cidade de Manaus, capital amazonense, ficou às escuras por cerca de duas horas ontem (6). O blecaute ocorreu no momento em que caía uma forte chuva na cidade. A Eletrobras Amazonas Energia informou que o apagão foi provocado por uma série de descargas elétricas. Manaus ficou sem energia das 18h45 às 20h33.
De acordo com relatos de moradores, várias regiões da cidade sofreram com problemas de trânsito causados pela ausência de sinalização. Em nota oficial, a empresa de energia justificou a demora na normalização devido a dificuldades técnicas e decorrentes do clima.
“Para a empresa, levando em consideração a complexidade do evento em função do horário [período da noite] e condições climáticas [chuva intensa] que dificultaram as inspeções das equipes técnicas, o sistema foi restabelecido dentro das condições de segurança e confiabilidade necessárias [menos de duas horas]”, diz o comunicado.
Os impactos do blecaute em Manaus foram observados de perto pelos diretor-presidente da empresa, Marcos Aurélio Madureira, e pelos diretores Tarcísio Rosa e Radyr Oliveira, do Centro de Operação da Distribuição, segundo a nota oficial. “A ocorrência e todas as providências tomadas e acompanhadas pessoalmente [pelos diretores].”

Fonte:ABR

Brasil vai ajudar Chile a combater incêndios florestais

Brasília - Na tentativa de ajudar o governo do Chile a conter os mais de 50 focos de incêndio no país, 50 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) seguem hoje (7) para Santiago, capital chilena. Eles ficarão cerca de 20 dias no país para ajudar no combate, planejamento e prevenção de incêndios.
O apoio do Brasil ao Chile conta ainda com a Força Aérea Brasileira (FAB) – por meio da aeronave que transportará os 50 brigadistas –, com a Defesa Civil, que arcará com os custos de diárias para os profissionais, e com o Ministério das Relações Exteriores que coordena as ações.
“A princípio os brigadistas ficarão 20 dias no Chile, mas se as autoridades chilenas solicitarem a prorrogação, há disposição para atender”, disse à Agência Brasil o chefe do Centro Especializado do Sistema Nacional de Prevenção e Combate de Incêndios Florestais do Ibama, José Carlos Mendes. “Todos os brigadistas são muito experientes, têm conhecimento sobre incêndios florestais e conservação.”
No grupo de 50 brigadistas, há duas mulheres que são especializadas em ações de combate e planejamento sobre incêndios florestais. Os bombeiros civis atuam no Ibama durante 24 horas e são acionados para combater incêndios em todo país.
No Chile, os focos de incêndio se intensificaram nos últimos dias. Só ontem (6) um incêndio na Região Sul do país causou seis mortes, todas de bombeiros, quatro feridos e dois desaparecidos. Nos últimos dez dias, mais de 50 incêndios queimaram 50 mil hectares de florestas. As áreas mais afetadas são Bío-Bío, Maule e Araucanie, localizadas a 500 e 700 quilômetros de Santiago, a capital chilena.
O governo chileno suspeita que boa parte dos incêndios foi provocada por ações criminosas. No caso de Carahue, a 700 quilômetros de Santiago, os bombeiros tentaram apagar as chamas, mas ficaram cercados pelo fogo devido aos ventos fortes que atingiam a região.
Desde a semana retrasada, o governo do presidente Sebastian Piñera, conta com a ajuda de estrangeiros para conter o fogo na região do Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia, Sul do país. O parque é um dos principais polos de turismo e atrai pessoas do mundo inteiro. As informações são da Presidência da República do Chile.
Fonte:ABR

Já estão abertas as inscrições para o Sisu

Brasília – Já estão abertas desde a madrugada de hoje (7) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2012. Estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 podem se inscrever até quinta-feira (12) para disputar uma das 108 mil vagas disponíveis nesta edição. As oportunidades estão distribuídas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior.
Ao acessar o sistema, o estudante deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino entre os dias 19 e 20 para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.
A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com matrículas entre os dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.

Fonte:ABR

Sobe para 103 número de municípios mineiros em situação de emergência


Brasília – A Defesa Civil de Minas Gerais informou hoje (7) que subiu para 103 o número de municípios em situação de emergência, por causa das chuvas, enchentes e deslizamentos que castigam o estado. Outros 54 municípios também registraram prejuízos, mas não decretaram situação de emergência.
O balanço da Defesa Civil mineira relaciona 12 pessoas mortas e duas desaparecidas, além de 906 desabrigados e 11.939 desalojados. Ao todo, 2,174 milhões de pessoas foram afetadas de alguma forma pela situação emergencial no estado, que computa também 101 pontes destruídas e 143 danificadas.
A situação é mais grave a cada dia, e o tempo continua instável, com muita nebulosidade na Região Sudeste e em parte do Centro-Oeste, de acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis. Estão mantidas, portanto, as condições climáticas para mais chuvas na Zona da Mata (leste de Minas Gerais), no centro-sul do Espírito Santo e norte do estado do Rio de Janeiro – regiões mais afetadas pelas chuvas.
O boletim da Defesa Civil alerta, inclusive, para a possibilidade de eventos adversos, em razão da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que ficará estacionada sobre o estado até a próxima terça-feira (10), provocando mais chuva. Como o solo está saturado, aumenta o risco de deslizamento de encostas, independentemente do volume de chuva.
A Defesa Civil também alerta para riscos de alagamentos e quedas de árvores. Reforça ainda as orientações para que as pessoas adotem comportamentos seguros, entre eles não transitar em áreas alagadas (a pé ou de carro), observar sinais de encharcamento e movimentação do solo das encostas, abandonar suas residências preventivamente, não colocar em vias públicas qualquer lixo ou materiais que possam comprometer o escoamento de águas pluviais.

Fonte:ABR