quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Eleição em Estado mais populoso da Índia é decisiva para premiê

AYODHYA, Índia, 8 Fev (Reuters) - Milhões de pessoas votaram no Estado mais populoso e de maior influência política da Índia, nesta quarta-feira, na primeira etapa das eleições que testam o apoio para o problemático governo do primeiro-ministro Manmohan Singh, antes das eleições nacionais dentro de dois anos.
As eleições em Uttar Pradesh, um Estado que tem a população maior que a do Brasil, podem ter relevância na definição de quem será o próximo governante da Índia. É uma corrida acirrada entre quatrocandidatos, que contrapõe o descendenteda dinastia Gandhi, da elite, ao poderoso líder de uma casta baixa e outros dois partidos. Os resultados serão anunciados no dia 6 de março.
Rahul Gandhi, do partido do governo central, o Partido do Congresso, apostou sua reputação política em ressuscitar a legena em um Estado que não governa há22 anos.
Um bom resultado poder dar novos ares para o segundo mandato do primeiro-ministro Singh, que foi dominado por corrupção e rupturas na colisão governante.
"Isto levantaria muito o moral do partido. Um desempenho melhor nestas pesquisasdará a confiança de que precisa para planejar estratégias para as eleições gerais em 2014", disse o professor Pralay Kanungo, do centro de estudos políticos da Universidade Jawaharlal Nehru, em Nova Délhi.
Gandhi, que é filho, neto e bisneto de antigos primeiros-ministros, é considerado uma opção provável para assumir o cargo no lugar de Singh, mas o momento não é claro. Ele disse esta semana que por enquanto não lhe interessava muito se tornar primeiro-ministro.
Uma demonstração fraca em Uttar Pradesh deixaria o Partido do Congresso mais fraco que nunca, à medida que o país se prepara para as eleições gerais. O Partido do Congresso tem agora 22 dos 403 assentos na Câmara local e as previsões mais otimistas estimam que conseguiria em torno de 80.
Uttar Pradesh, com 200 milhões de pessoas, se estende a sudeste de Nova Delhi, cortado em sua extensão pelo rio Ganges. Para evitar violência, a votação é distribuída em sete dias. Os resultados das eleições de cinco Estados serão anunciados no dia 6 de março.

0 comentários:

Postar um comentário