quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Nova queda da Selic mostra preocupação do BC com retração da economia, avalia CNI

Brasília - A decisão de reduzir mais uma vez a taxa Selic em 0,5 ponto percentual (para 11% ao ano) foi correta e evidencia a preocupação Banco Central com a retração já em curso da atividade econômica no país. Essa foi a avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), após o anúncio da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom).
Em nota, a CNI enfatizou que “não há mais dúvida de que a economia brasileira já sofre os efeitos de uma nova fase da crise internacional”, e que a prioridade, agora, deve ser no sentido de mitigar seus impactos no Brasil.
A entidade representativa da indústria diz que, ao antecipar-se à nova fase da crise, o Copom adotou postura diferente da que adotou na crise de 2008, considerada tímida. Na opinião da CNI, a continuidade da política de redução de juros é fundamental para amenizar a retração da produção industrial, setor mais afetado pela crise econômica.
A CNI considera que este processo não traz riscos imediatos à inflação, uma vez que os dados recentes mostram refluxo da taxa inflacionária, principalmente em função da queda dos preços dos alimentos. Prevê também que esse cenário deve manter o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) próximo ao teto (6,5%) da meta anual de inflação (4,5%).
A nota adverte, contudo, que os reajustes já programados para 2012, como o aumento do salário mínimo, não devem ser ignorados para o cenário inflacionário e acrescenta que a situação exige maior comprometimento da política fiscal, de forma a equilibrar a queda dos juros com a redução dos gastos públicos.
Edição: Vinicius Doria
Materia de:Stêni Ribeiro
Fonte:Agência Brasil

0 comentários:

Postar um comentário