terça-feira, 29 de novembro de 2011

American Airlines pede concordata


Há mais de 10 anos na corda bamba, AMR.Corp, dona da Gigante American Airlines pediu hoje concordata.

Hoje(29/11,terça-feira) AMR Corporation, dona da gigante companhia AA(American Airlines) e da American Eagle e milhares de outras subsidíarias pediu concordata a o governo norte-americano em Nova York. O pedido de proteção foi feito sobre o capítulo 11 , da Lei de Falências dos Estados Unidos. A concordata acabou com os vários meses de especulação que foram feitos sobre o futuro da companhia. Atualmente a corporação tem 4,1 bilhões de dolares em seu caixa e sob capítulo 11 podera pedir uma "pausa" a seus credores e um tempo para reorganizar seu caixa. Além disso a AMR informou que redução substancial no custo dos aviões que serão mantidos [pela empresa]". Além disso, a empresa também pretende acelerar sua estratégia de renovação da frota e irá iniciar negociações com todos os sindicatos para reduzir custos trabalhistas para níveis competitivos. 


O Porque da Concordata
Desde do 11 de setembro, o setor áereo amercina entrou em uma série depresão. Em especial American Airlines que perdeu dois aviões no 11 de setembro e perdeu credibilidade com os investidores e especuladores. Em 2003 a companhia causa que pediu o capítulo 11, mas conseguiu fazer acordos com sindicados e não pediu concordata. Nós últimos 3 anos a empresa teve lucros negativos de US$ 4,8 bilhões e teve sua nota rebaixada pela S&P de B- para CCC+ classificando a empresa como instavel. 

Cabeças rolando
Hoje já foram demitidos o CEO Gerard Arpey e parte da diretoria da empresa. As ações da AA caíram hoje 85%, maior queda da história da empresa.

0 comentários:

Postar um comentário